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- Redução dos custos das operações;
- Melhoria no acesso às informações,
- proporcionando relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
- Melhoria na produtividade;
- A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG;
- O uso de um plano mestre ou planejamento global;
- A atenção específica ao fator humano da empresa;
- O envolvimento da alta e média gestão;
• Identificação do problema;
• Análise do problema;
• Estabelecimento de soluções alternativas;
• Análise e comparação das soluções alternativas;
• Seleção de alternativas mais adequadas;
• Implantação da alternativa selecionada;
• Avaliação da alternativa selecionada;
Permite caracterizar as informações básicas que serão necessárias à
contribuição dos cadastros de cada subsistema. A empresa deve ser enfocada
do ponto de vista de suas funções e atividades, independentemente da estrutura organizacional vigente.
Áreas funcionais do sistema de informações gerenciais(SIG):
• Marketing;
• Produção;
• Administração financeira;
• Administração de materiais;
• Administração de recursos humanos;
• Administração de serviços;
• Gestão empresarial
Relatórios Gerenciais
Os relatórios gerenciais têm a finalidade de fornecer informações precisas e pontuais, capazes de auxiliar na melhor tomada de decisão, conforme objetivos e estratégias da organização. A estrutura dos relatórios gerenciais pode ser diversificada de acordo com a atividade desenvolvida pela organização e com as informações e tópicos que lhes são relevantes para o processo decisório.
De modo geral, a estrutura dos relatórios é composta pelos itens:
vNúmeros:refletem o momento atual e o anterior para fim de análise das evoluções e involuções e apresentam a situação desejada.
vGráficos: facilitam o entendimento do cenário atual através da exposição visual.
vComentários: minimizam a divergência na interpretação das informações apresentadas.
Os relatórios gerenciais podem ser apresentados de diversas maneiras:
vConvencional – relatório físico, dossiê.
vModerno – boletim eletrônico via e-mail, página na web, etc.
As informações processadas pelo SIG são obtidas através de dados internos da organização.
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Buscando um sistema de informação que use dados do ambiente externo, destaca-se o Sistema de Informação da Administração Pública, que deve considerar os aspectos tecnológicos, ambientais, de recursos humanos e organizacionais (TAIT, 2000). Segundo Fungini (2005), os Sistemas de Informação na Administração Pública tendem a se desenvolver segundo dois tipos fundamentais: os sistemas de informação chamados “administrativos” e aqueles chamados “estatísticos”. Os Sistemas de Informação do tipo administrativo respondem a uma função de gestão da Administração Pública que é bem definida. As fontes de informação nestes sistemas são documentos e subprodutos de atos administrativos. Estes sistemas são orientados para um uso, na maior parte das vezes, preciso e particular. Em tais sistemas é evidente quem usa as informações e por que as usa, isto é, qual o papel desses sistemas. Exemplos de Sistemas de Informação administrativos são aqueles dos registros civis da população, do estado civil, do registro de imóveis, do departamento de trânsito, e das empresas nas juntas comerciais. Os Sistemas de Informação do tipo estatístico não têm usuários bem definidos, são “tomadores de decisão” genéricos. Em tais sistemas, a reunião das informações é fundamentada, essencialmente, em metodologias tipo censo, sondagens, pesquisas, etc. Exemplos de Sistemas de Informação estatísticos são aqueles sobre natalidade, mortalidade, movimentos demográficos e censos da população. De fato, muitos Sistemas de Informação são em parte administrativos e em parte estatísticos.
Um diagnóstico sobre as potencialidades e limitações de um dado sistema será mais ou menos preciso conforme a qualidade da base informacional utilizada. Neste sentido, a realização de estudos nesta área defronta-se com fatores limitantes no que tange a existência de dados e/ou informações confiáveis.
Muitos desses sistemas, freqüentemente formados por empreendimentos não formalizados ou, simplesmente, com baixa capacidade de obter e/ou gerar dados, têm suas chances de desenvolvimento diminuídas devido à dificuldade de acesso a informações que viabilizem o estabelecimento de ações públicas e privadas efetivamente calcadas nas possibilidades reais. Paralelamente à carência ou inexistência de informações, encontram-se também situações de duplicidade ou redundância de dados, muitas vezes inconsistentes entre si, evidenciando certa falta de integração entre diferentes órgãos responsáveis por coletar e processar dados.
Referências:
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/sistema-de-informacao-gerencial/23741/ Acessado em 16/11/2011
http://www.cepromat.com.br/arquivos/A_fdd575dad7b0e9273cb28e5bd2dde658SIG_MT.pdf Acessado em 18/11/11
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR640477_0080.pdf Acessado em 18/11/2011
Referências da imagens:
Imagem 1 - http://2.bp.blogspot.com/-cOPzTZ2UJL8/TtFnnyZGzfI/AAAAAAAAAME/
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Imagem 5 -http://4.bp.blogspot.com/-GRZmE7Gze-E/TeueHUND7dI/AAAAAAAAAFA/
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Imagem 2 - http://t3.gstatic.com/imagesq=tbn:ANd9GcRtbQRQ82JOxomaechIfzp84shtUo
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